terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Planos de Saneamento Básico de Juquiá e Miracatu foram aprovados


O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país mantida pela Votorantim, desenvolve nos municípios de Juquiá, Miracatu e Tapiraí, dentre outras ações, o Programa de Apoio à Gestão Pública (AGP).  O AGP é financiado pelo Legado das Águas, em parceria com o Instituto Votorantim e o Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES).

Na última etapa do programa, chamada de Ordenamento Territorial, elaborou-se a revisão dos planos de saneamento básico nos municípios de Juquiá e Miracatu que foram aprovados pelas Câmaras Municipais no final de 2016. 

Em ambos os municípios o plano de saneamento básico tem por objetivo promover o planejamento adequado, de forma a possibilitar que a população exerça seus direitos no que se refere aos serviços de água, esgoto, drenagem e destinação de resíduos, além de formar e capacitar gestores locais sobre políticas de saneamento, disseminar o conhecimento e a participação popular por meio de oficinas e potencializar a captação de recursos para investimento em saneamento.

Sobre o Legado das Águas – Reserva Votorantim: O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, com extensão aproximada à cidade de Curitiba (PR), é um dos ativos ambientais da Votorantim. Localizada na região do Vale do Ribeira, no sul do Estado de São Paulo, a área com sua floresta e rica biodiversidade local vem sendo conservada pela empresa há mais de 50 anos, com o objetivo de contribuir para a manutenção da bacia hídrica do Rio Juquiá, onde a companhia possui sete usinas hidrelétricas. 

Desde 2012, o Legado das Águas foi transformado em um polo de pesquisas científicas, estudos acadêmicos e desenvolvimento de projetos de valorização da biodiversidade, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. 

O Legado das Águas é administrado pela empresa Reservas Votorantim, criada para estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Primeira edição do ano do PANORAMA. Já está pronta e roda esta semana


Já está pronta a primeira edição do jornal PANORAMA, a de número 14, que circula a partir do dia 23 de janeiro de 2017.

Confira a capa e, em breve, a edição completa em PDF.

Boa leitura.

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

COMTUR - Reunião para definição de nova Diretoria do Conselho de Turismo de Tapiraí acontece nesta quinta (12/01)

Acontece na próxima quinta-feira (12/01) a primeira reunião do Ano do COMTUR - Conselho de Turismo de Tapiraí, a partir das 19 horas no Terminal Turístico do Município.

Na ocasião será apresentada aos presentes, discutida e aprovada, o Regimento Interno do Conselho (anexo na íntegra) assim como a formalização de novas chapas e eleição da diretoria do mesmo, conforme o Artigo 1º, Paragrafo único da Lei Nº 1.737/2009.

É importante a presença e participação de todos os membros ainda titulares, assim como pessoas e ou entidades que que de alguma forma estão ligadas ao desenvolvimento turístico do município de Tapiraí.

Para tanto pedimos a gentileza de comunicar e reforçar este convite às pessoas que achem de importância.

Em se tratando da nova eleição, os interessados devem formar e apresentar uma "chapa" (candidato presidente e secretário). Lembrando que este conselho,o COMTUR, visa em especial o desenvolvimento deste município e deve ser formado por pessoas "voluntárias" e com ideologias que queiram sem interesses próprios e ou econômicos contribuir com seus objetivos.

=-=-=-=-=-=-=-=-=

REGIMENTO INTERNO A SER DISCUTIDO E APROVADO: