domingo, 21 de abril de 2019

Bolsonaro suspende exportação de bananas do Equador



Medida beneficia produtores do Vale do Ribeira, onde o presidente passou a infância.

O presidente Jair Bolsonaro cumpriu sua promessa feita no dia 7 de março, em uma de suas transmissões ao vivo pelo Facebook, e em março, suspendeu a importação de bananas do Equador. A decisão foi publicada no Diário Oficial. A medida protecionista foi tomada pelo Ministério da Agricultura e beneficia produtores da fruta do Vale do Ribeira.

A importação de bananas do Equador, que vinha ocorrendo desde 1995, foi temporariamente suspensa em 26 de fevereiro de 2019 por causa da presença da Sigatoka negra no país vizinho, uma das mais graves doenças da cultura.

Com uma produção anual de cerca de 7 milhões de toneladas de banana, o Brasil é o quarto maior produtor da fruta do mundo, atrás apenas de Índia, China e Filipinas. Mesmo assim, apenas em 2018, o País importou cerca de 60 toneladas da fruta do Equador.

“Como é que pode uma banana sair do Equador, andar por volta de 10 mil quilômetros passando pelo canal do Panamá até o porto de Santos e chegar de forma competitiva no Ceagesp, em São Paulo, se, em média, a 150 quilômetros de São Paulo, tem o Vale do Ribeira, cuja economia em grande parte é a banana?”, justificou o presidente, em transmissão pelo Facebook.

A ligação de Bolsonaro com o Vale do Ribeira
Bolsonaro nasceu em Glicério, interior de São Paulo, em 21 de março de 1955, e foi registrado em Campinas. Era filho de um dentista prático e de uma dona de casa. Passou a infância e a adolescência em Eldorado, Vale do Ribeira, cuja economia depende da banana. A Região é a principal produtora de bananas do País. Ele deixou a cidade nos anos 1970 para cursar a Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, no Rio.

Após se eleger presidente, em outubro de 2018, Bolsonaro recebeu em casa, no Rio, no mês seguinte à vitória nas urnas, a visita de amigos da região, que levaram bananas para ele como presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário