sábado, 24 de outubro de 2015

Projeto educacional de escola do Turvo é destaque na TV regional


Eu fico pessoalmente feliz quando vejo um programa na TV aberta exibindo fatos interessantes e construtivos, ainda mais quando são transmitidas por TVs regionais e tratem de realizações de pessoas de bem, de dentro e para nossas comunidades.

Exemplo é o programa “De Ponta a Ponta” exibido pela TV TEM neste sábado (24/10). Se colocando em uma “contramão” a crescente tendência das grandes mídias de massa em explorarem tragédias e grandes dramas populares, o “De Ponta a Ponta” de hoje evidenciou iniciativas reais e positivas de professores da Rede Estadual de Ensino em nossa região, com destaque para a Escola Estadual do Bairro do Turvo, em Tapiraí que, em um projeto multidisciplinar em sala de aula, resultou em um game criado pelos alunos. Outro destaque de nossa região apresentada no programa é a inovação do professor de Piedade André Damázio, que vem utilizando da tecnologia móvel, de música e paródias, para ensinar seus alunos e superar obstáculos diversos, tendo em vista que leciona em uma escola Estadual Rural.


“As aventuras de Manuel – Do Tejo ao Turvo”
Este é o nome do primeiro game realizado em sala de aula por alunos do ensino fundamental em uma Escola Estadual de São Paulo. A proposta de “gameficação da pedagogia”, proposta pelos professores Rodrigo Ayres de Araújo e Luciana Vieira Pinto, já foi noticiado aqui no blog Tapiraí Hoje em junho deste ano (Tapiraí Hoje: Alunos do Turvo criam um game em sala de aula) e hoje vem ter repercussão regional com o programa da TV TEM “De Ponta a Ponta” deste sábado.

Celulares como ferramenta pedagógica
Já em Piedade, município vizinho a Tapiraí, também foi destaque o trabalho do professor “André Damázio”. Isso porque além dele se utilizar de músicas, poesias e interações artísticas com seus alunos, resolveu inovar na forma de passar este conhecimento.

Segundo explicou no programa, por lecionar em uma Escola Rural, muitas vezes os alunos não conseguiam chegar até a escola, por problemas com chuva ou dificuldade de transportes. Com isso Damázio passou a fotografar as aulas por smartfones e transmitir as mesmas aos alunos impossibilitados de estar presentes. Mas o professor enfatiza que a presença às aulas é fundamental e que o sistema só é utilizado quando não há outro jeito mesmo.

Veja o programa “De Ponta a Ponta” deste sábado clicando no link a seguir e confira as reportagens sobre estes verdadeiros heróis, que são nossos professores. Parabéns!






Nenhum comentário:

Postar um comentário