domingo, 17 de março de 2019

Registro é a Capital do Vale do Ribeira e maior colônia japonesa do Brasil


Há apenas 190 km da capital paulista e 170 de Sorocaba, o município de Registro é o mais populoso do Vale do Ribeira e importante polo comercial e de passagem para quem segue às cidades do Litoral Sul de São Paulo e estados do Sul do Brasil, o que lhe justifica o título de “Capital do Vale do Ribeira”.

Localizado na Rodovia Regis Bittencourt (BR 116), o município de Registro ocupa um território de 722 Km² e faz limites com os municípios de Juquiá, Jacupiranga, Pariquera-Açu, Iguape, Eldorado e Sete Barras dando acesso às cidades litorâneas de Iguape, Ilha Comprida, Cananeia e diversos parques de conservação Ambiental, como o da Jureia-Itatins (por Iguape), Ilha do Cardoso (por Cananeia) e Lagamar, além de ser passagem para quem segue aos Estados do Sul do País.

Uma breve história
Em seus primórdios, ainda no século XVII, Registro era um pequeno povoado às margens do Rio Ribeira de Iguape e recebeu este nome por ser o Porto de Registro do ouro explorado no Alto Ribeira. Um agente de Portugal era encarregado de cobrar o dízimo destinado à Coroa Portuguesa, antes que o ouro fosse levado à Iguape para ser fundido e vendido.

Com o crescimento do povoado, em 1934 passou a ser conhecido como Distrito de Paz de Registro e, em 1945, oficialmente tornou-se município de Registro.

A COLÔNIA JAPONESA
Marco da Colonização Japonesa, foi em Registro onde se formou a primeira grande colônia nipônica do Brasil.

No Município encontram-se bens culturais da imigração japonesa preservados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como a sede da Kaigai Kogyo Kabushiki Kaisha (KKKK); antigas fábricas de chá e residências de primeiros colonos; e as primeiras mudas de chá da variedade Assam.

Em vários pontos da cidade encontram-se esculturas do artista plástico Yutaka Toyota confeccionadas com material das antigas fábricas de chá e do engenho de beneficiamento de arroz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário