segunda-feira, 26 de julho de 2021

Sitiantes reclamam de avanço do Legado das Águas sobre suas propriedades

Como garantia aos direitos de posse, proprietários de terras e moradores se reuniram e criaram a Associação Nossa Terra Tapiraí

Moradores e proprietários de terras em Tapiraí, no Vale do Ribeira de São Paulo, relatam que vêm sendo intimidados por funcionários do Legado das Águas, empresa ligada ao Grupo Votorantim e CBA – Companhia Brasileira de Alumínio.

Segundo depoimentos e flagrante de fotos, a empresa está se apoderando de áreas privadas ao redor da Reserva Votorantim e ampliando seu território de forma irregular, destruindo casas de famílias e comunidades tradicionais, além de subtrair materiais de construção de dentro de propriedades particulares e substituir placas de propriedade privada pelas do Legado das Águas.


Audiência sobre ações do Legado das Águas em Tapiraí não responde demandas dos moradores e proprietários de terras


David Canassa, diretor da Reservas Votorantim e responsável pelas ações do Legado das Águas
David Canassa, diretor da Reservas Votorantim e
responsável pelas ações do Legado das Águas


Realizada no último dia 31 de maio, a Audiência Pública foi solicitada pelo vereador Lucas Figueiredo (PSB) após funcionários do Legado serem flagrados retirando equipamentos públicos da Cachoeira do Alecrim

Mas o tema principal abordado foi o avanço das atividades do Legado das Águas e o Grupo Votorantim sobre propriedades particulares e comunidades tradicionais.

Presidida pelo vereador César Araújo (PSB), audiência contou com grande número de participantes presentes e on-line que ouviram e fizeram questionamentos ao diretor da Reservas Votorantim, David Canassa, responsável pelas ações do Legado das Águas nos municípios de Tapiraí, Juquiá e Miracatu.

Alexandro Alves dos Santos,
presidente da Associação Nossa Terra

Canassa exibiu os planos de ações das empresas na Região, mas não agradou a maioria dos presentes e online, não apresentando documentos que comprovem a efetiva propriedade sobre todos os territórios alegados.




Comentários de populares são retirados da página da Câmara de Vereadores de Tapiraí

A Audiência Pública do dia 31 de maio foi transmitida ao vivo pelos canais virtuais do Legislativo de Tapiraí e ainda pode ser assistida em sua íntegra no YouTube e Facebook: (facebook.com/Camaramunicipaldetapiraisp).

Por ter sido transmitida ao vivo, a Audiência contou com uma grande participação online, com uma média de audiência de 150 pessoas que enviaram centenas de perguntas e comentários.

Entretanto, o que causou estranheza é que após o término da audiência os comentários e perguntas dos participantes haviam sumido. Verificando melhor percebemos que o vídeo da Audiência publicada na página do Facebook da Câmara está datada do dia 8 de junho, portanto 9 dias após a realização da Audiência (no Youtube não há nenhum comentário). Ou seja, a transmissão original ao vivo foi deletada e trocada por uma nova.

Com isso se perdeu a participação dos populares. Fica a dúvida do porque isso foi feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário