sábado, 27 de junho de 2015

Alunos do Turvo criam um game em sala de aula

“As aventuras de Manuel – Do Tejo ao Turvo” é o primeiro game, no Estado de São Paulo, criado por alunos do ensino fundamental, em uma escola estadual

Fonte: Imprensa Tapiraí

Um projeto inovador, que busca trabalhar o conteúdo de sala de aula com interatividade, tecnologia e, o principal, com o interesse dos alunos. Assim aconteceu na Escola Estadual do Turvo, onde os estudantes do 7º ano B criaram o game “As aventuras de Manuel – do Tejo ao Turvo”. O jogo foi a forma que os professores Rodrigo Ayres de Araújo, também conhecido como Barão do Pirapora, e Luciana Vieira Pinto encontraram para aplicar o conteúdo das aulas de história e português de forma integrada.

A criação de todo o game foi feito pelas próprias crianças, que escreveram a história, desenharam e pensaram quais seriam os obstáculos do jogo. “Dividimos a turma em grupos e cada um ficou responsável por uma parte da história. Eles trabalharam em todos os detalhes, fizeram a construção da narrativa, que possui elementos épicos da cultura ibérica e do encontro de dois mundos, sob a ótica deles”, explicaram os professores.
A parte da gameficação veio por meio do professor de história, Rodrigo Araújo, que já trabalha com isso e, pela primeira vez, aplica seu conhecimento em uma escola estadual, unindo o conteúdo de história do Brasil com uma história local, do próprio bairro – no caso, o Turvo. “O fato deles jogarem o próprio jogo e ler a própria história os incentivou a caprichar ainda mais. O interesse foi muito maior do que se fosse uma aula comum”, enfatizou a professora Luciana. “Foi um trabalho do manual para o tecnológico, provando que com poucos recursos é possível transformarmos a educação e tornarmos ela, ainda mais, atrativa”, destacou Rodrigo, endossando. “Ao mesmo tempo que é novo, é uma coisa muito presente na vida deles, por isso a importância de mostrar a integração do ensino com a gameficação”.
O game “As aventuras de Manuel” está disponível na internet, para ser jogado em computadores, e também em versão mobile, disponível na playstore, para androids e, muito em breve, para windows phone. Francine Araújo Ferreira, Irisvaldo Guilherme Pereira e Marcelo Reis Zara, todos com 12 anos, foram três dos alunos que criaram o jogo. Para eles, foi uma atividade diferente, mas muito divertida. “Muito legal ter um game criado por nós, porque vamos poder mostrar para outras pessoas e ensiná-los a jogar”, disseram.
Para conhecer e jogar o game basta entrar no site baudobarao.blogspot.com.br e para baixar o aplicativo basta entrar no Google play. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário