domingo, 28 de junho de 2015

Especialista em turismo aponta Tapiraí como a grande aposta no ramo


FONTE: Prefeitura Tapiraí

Aconteceu em Tapiraí, no dia 9 de maio, a palestra “O verso e o reverso do turismo: análises e direções”, apresentado pela professora e mestre na área Yara Silvia Marques de Melo Issa, com apoio do turismólogo Marco Antonio Purves. Cerca de 40 pessoas estiveram no plenário da Câmara prestigiando o encontro

, entre eles, autoridades municipais, comerciantes, pousadeiros e munícipes. Yara falou os pontes fortes de Tapiraí para o ecoturismo, bem como as questões que é preciso aprimorar, tudo com base na pesquisa que foi feita na cidade para o Inventário Turístico de Tapiraí, da qual Yara e Marco estão trabalhando.

Segundo a professora, a natureza exuberante, o clima, a receptividade da população e a vasta variedade da fauna e flora tornam Tapiraí uma das grandes apostas no ramo. Ela destaca, ainda, sobre a importância da criação de eventos em todas as temporadas para que a renda do turismo gire no município durante todo o ano. “Temos que criar a moda do turismo na cidade. Oferecer pacotes de serviços com diversas atrações e, caso não tenha o que o cliente busca aqui, fazer um roteiro que inclua as cidades da região, por exemplo, como é feito no Sul do país, onde o turista fica em uma determinada cidade, mas visita a redondeza também”, explicou Yara, endossando. “Precisamos pensar no turismo de forma branda, sustentável, garantida, mas que não atrapalhe e comprometa a qualidade de vida e o bem estar da população local, para que o reverso não aconteça aqui”.

Yara disse, também, que planejar o turismo não é só uma questão local, mas se torna fundamental fazer parcerias com a iniciativa pública, privada, comunidade, Ongs, visitantes e etc. O prefeito Araldo Todesco agradeceu a presença de todos os participantes e dos palestrantes e destacou que vem trabalhando incansavelmente para colocar Tapiraí dentro dos municípios com Interesse Turístico do Estado. “Estamos fazendo de tudo para sermos escolhidos, temos potencial, vontade e força para trabalhar, por isso não vamos desistir”, finalizou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário