quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Parceria Votorantim pela Educação estimula o protagonismo e o hábito de leitura entre jovens de Juquiá



Em Tapiraí, movimento recebe “balde de água fria” do Executivo Municipal

O Programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), iniciativa do Legado das Águas – maior reserva privada de Mata Atlântica do país – em parceria com o Instituto Votorantim e a Secretaria de Educação de Juquiá, está mobilizando a comunidade e os educadores do município para a realização de atividades que estimulem a leitura e o protagonismo juvenil junto aos alunos da rede pública de educação.
Como parte de um de seus eixos de atuação, o programa está mobilizando a comunidade e os educadores para a formação de uma rede local pela educação. No final de junho, a ponte Lucas Nogueira Garcez recebeu a 1ª ação do grupo de mobilização do PVE em Juquiá. Batizada como “Ponte Poética”, no tradicional ponto de Juquiá, o grupo deu início ao projeto “Sexta Literária”, que terá novas ações até o final do ano. Os livros, poemas e fitas coloridas penduradas ao longo da ponte e no mirante chamaram a atenção da população, que pôde levar para casa diversos poemas e livros que foram doados durante a ação.
O PVE tem o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento da educação pública nos municípios onde a Votorantim atua, por meio da mobilização social das comunidades e do apoio à qualificação das práticas de gestão educacional. 
As capacitações e reuniões são feitas com três grupos: de gestão educacional (equipe técnica da Secretaria de Educação), gestão escolar (diretores e coordenadores das escolas municipais) e de mobilização (integrantes da comunidade). O próximo ciclo de atividades deve ocorrer em setembro em Juquiá.
Paralelamente à agenda dos quatro ciclos de formação junto aos técnicos e gestores escolares da Secretaria da Educação e lideranças comunitárias do Grupo de Mobilização, o Parceria Votorantim pela Educação incentiva também a participação dos alunos e professores no projeto Criativos da Escola, iniciativa do Instituto Alana, com apoio do Instituto Votorantim.
A ação encoraja crianças e jovens a transformarem suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança e integra o Design for Change, um movimento global originado na Índia e presente em 57 países, que vem inspirando mais de 2,2 milhões de crianças e jovens ao redor do mundo a utilizarem a imaginação e o design como ferramentas para solucionar desafios de seu dia a dia.
Em Juquiá, 25 alunos de sete escolas – três delas estaduais - participam das oficinas sobre o projeto e têm a missão de estimular os colegas a se inscreverem na iniciativa e concorrerem aos prêmios do Criativo da Escola. 

EM TAPIRAÍ PREFEITO NEGA APOIO
Enquanto isso em nosso Município de Tapiraí, o Prefeito Alvino, mesmo após ter se comprometido pessoalmente em colaborar com o movimento, voltou atrás e preferiu manter a Biblioteca Municipal inoperante.
A saber, a proposta feita ao Executivo foi de instalar um programa de gestão e treinamento de um funcionário público (que já é pago pela Prefeitura) para fazer a catalogação do acervo e atendimento. Isso seria feito de forma vaoluntária, como foi dito na edição anterior do PANORAMA.
Entretanto, o que a Prefeitura de fato fez foi disponibilizar um computador para instalação do programa de gestão no prédio da Secretaria da Educação, distante da Biblioteca, o que inviabiliza o atendimento.
Desta forma os livros continuam sem catalogação e a Biblioteca subutilizada e sem atendimento adequado. E o funcionário que deveria fazer este atendimento, que recebe por isto (e também como vereador) se nega a fazer o serviço a que é pago.

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