sábado, 7 de dezembro de 2019

Brigada de Incêndio da Supply recebe moção de reconhecimento por serviços prestados em Tapiraí



Ocorreu neste dia 02 de dezembro último, durante a 57ª Sessão Ordinária do Legislativo tapiraiense, entrega de moção de reconhecimento à Brigada de Incêndio da Química Industrial Supply Service, maior empregadora do Município que atua em Tapiraí há 27 anos.

A moção, proposta pelo vereador Jan Ricardi Glasser (DEM), justificou-se pelos atendimentos de emergência prestadas pelos brigadistas da empresa no combate aos incêndios ocorridos no Município, em especial os ocorridos nos meses de junho (creche “Renato Antunes” - Turvo) e julho (uma residência no Teto 2) de 2019, ambos resolvidos com êxito.

A Brigada de Incêndio da empresa teve seu início em 2002, com foco principal na prevenção e extinção de incêndios dentro das dependências da Supply Service. Inicialmente composta por sete profissionais, hoje a brigada conta com cerca de 30 brigadistas constantemente treinados que, quando acionados externamente pela comunidade tapiraiense faz o atendimento emergencial no combate à incêndios e primeiros socorros.

O senhor José Augusto Monteiro, gerente de SSTMA da Supply Service, destacou ser bastante importante a brigada de Incêndio da Supply receber essa menção honrosa do corpo legislativo de Tapiraí, não apenas pelos recentes acontecimentos deste, mas também em função de muitos outros que já ocorreram e que foram atendidos com sucesso.

Os brigadistas da Supply Service homenageados por sua atuação junto à comunidade de Tapiraí foram os seguintes:

Adriano Marinho de Góes, Alan Pereira da Silva, Alexsandro Gonzaga Prestes, Anderson da Silva Rodrigues, Carlos Henrique Ribeiro, Edvaldo de Moraes, Fernanda Caetano Messias, Gilmara Aparecida Martins de Araújo, Giovane Oliveira Gualberto, Gustavo dos Santos Araújo, Hélio Moreira da Silva, Jonatan Nery Rosa Martinellli, José Augusto Monteiro, José Bento Tavares Filho, Kledson Perciliano dos Santos Pupo, Leonarno Melo da Silva, Luiz Fernando da Silva, Luiz Henrique da Silva, Marcelo Rodrigues Lima, Marcio Marciel Costa dos Santos, Marcos Eiki Osawa, Rafael Reis Delgado, Renato Branco dos Santos, Roberto Ramon Rodrigues, Romeu Antônio Rodrigues, Ronei Pereira Rodrigues, Vagner Garcia Pires, Valdir da Silva Rocha, Valdirene Domingues, Viviane Faria Meira.

Parabéns aos brigadistas homenageados e a toda a família Supply Service.














domingo, 21 de abril de 2019

Juquiá e Miracatu intensificam ações de Turismo Integrado Regional


Reuniões definiram atividades voltadas à promoção, qualificação e gestão 

O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, está intensificando as ações voltadas ao desenvolvimento do turismo sustentável em Juquiá e Miracatu, com a realização de atividades voltadas à promoção, qualificação e gestão dessa cadeia. As estratégias e objetivos para este ano foram traçados em oficinas realizadas nos dois municípios, que dão continuidade à implementação do Plano de Turismo Integrado Regional (PTIR). 

Iniciado em 2017, o plano é um dos resultados do Programa de Apoio à Gestão Pública (AGP), uma parceria entre o Legado das Águas, o Instituto Votorantim e o Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES) com os municípios onde a Reserva está inserida. Desde 2018 a Turismo 360 Consultoria tem sido parceira técnica na implementação das atividades.

O PTIR tem auxiliado os municípios a estruturar o setor de turismo, que somando aos demais esforços, resultou para que em fevereiro deste ano Juquiá fosse reconhecida pelo governo de São Paulo como município de interesse turístico (MIT). Já Miracatu foi reconhecida em junho de 2018. Com isso, as cidades podem receber investimentos para obras e ações destinadas ao setor de turismo, por meio de convênios e acesso a fundos de fomento.

Durante as oficinas em março, foram abordados temas sobre a dinâmica da atividade turística, demonstrando a complexidade do setor e a necessidade do trabalho integrado e cooperativo entre os atores. Também foi ressaltado como o turismo pode e deve ser um aliado na conservação do meio ambiente e houve formação oficial do grupo de trabalho para execução das ações pactuadas e assinatura da carta de compromisso.

O grupo participará de dois cursos de qualificação – “Aprimoramento de Produto Turístico de Natureza”, por meio de parceria com a Abeta (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura), e “Gestão de Redes Sociais”, que será conduzido online. Também estão previstas viagens em locais que são referência em turismo para troca de experiência. Além disso, haverá assessoria individualizada para empresários da cidade, focando temas como qualidade no atendimento, melhoria da competitividade e gestão da segurança no turismo de aventura. Entre as ações focadas na gestão, estão a assessoria aos COMTURs, com reuniões mensais, e acompanhamento do Painel de Indicadores de Turismo.

Bolsonaro suspende exportação de bananas do Equador



Medida beneficia produtores do Vale do Ribeira, onde o presidente passou a infância.

O presidente Jair Bolsonaro cumpriu sua promessa feita no dia 7 de março, em uma de suas transmissões ao vivo pelo Facebook, e em março, suspendeu a importação de bananas do Equador. A decisão foi publicada no Diário Oficial. A medida protecionista foi tomada pelo Ministério da Agricultura e beneficia produtores da fruta do Vale do Ribeira.

A importação de bananas do Equador, que vinha ocorrendo desde 1995, foi temporariamente suspensa em 26 de fevereiro de 2019 por causa da presença da Sigatoka negra no país vizinho, uma das mais graves doenças da cultura.

Com uma produção anual de cerca de 7 milhões de toneladas de banana, o Brasil é o quarto maior produtor da fruta do mundo, atrás apenas de Índia, China e Filipinas. Mesmo assim, apenas em 2018, o País importou cerca de 60 toneladas da fruta do Equador.

“Como é que pode uma banana sair do Equador, andar por volta de 10 mil quilômetros passando pelo canal do Panamá até o porto de Santos e chegar de forma competitiva no Ceagesp, em São Paulo, se, em média, a 150 quilômetros de São Paulo, tem o Vale do Ribeira, cuja economia em grande parte é a banana?”, justificou o presidente, em transmissão pelo Facebook.

A ligação de Bolsonaro com o Vale do Ribeira
Bolsonaro nasceu em Glicério, interior de São Paulo, em 21 de março de 1955, e foi registrado em Campinas. Era filho de um dentista prático e de uma dona de casa. Passou a infância e a adolescência em Eldorado, Vale do Ribeira, cuja economia depende da banana. A Região é a principal produtora de bananas do País. Ele deixou a cidade nos anos 1970 para cursar a Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, no Rio.

Após se eleger presidente, em outubro de 2018, Bolsonaro recebeu em casa, no Rio, no mês seguinte à vitória nas urnas, a visita de amigos da região, que levaram bananas para ele como presente.

Prefeitura intensifica combate ao Aedes Aegypti

Devido ao período de chuvas, foi constatado aumento no número de casos suspeitos de Dengue, índices larvários e infestação do Aedes Aegypti. Com objetivo de evitar a proliferação do mosquito, a Prefeitura de Piedade, por meio da Vigilância Sanitária, inicia a intensificação dos trabalhos de orientação e visitas casa a casa nas áreas urbana e rural do município.

A Vigilância Sanitária pede ao munícipe que limpe quintais e terrenos pelo menos uma vez por semana, não deixe água parada e que não dificultem as visitas das equipes de saúde. “É fundamental a colaboração de todos no combate à dengue. A luta contra o mosquito deve ser diária e só vamos conseguir reduzir os índices com apoio da população”, finaliza.

Você sabia?
O Aedes Aegypti transmite dengue, chikungunya e zika vírus, doenças que podem gerar outras enfermidades como a microcefalia ou Guillain – Barré. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: 3340-1400.

ETEC abre inscrições para técnico em Agroindústria

A ETEC Piedade está com inscrições abertas para o curso técnico em Agroindústria. São 40 vagas para o período noturno e as inscrições seguem até 15 de maio pelo site www.vestibulinhoetec.com.br.
A taxa de inscrição custa R$ 30,00 e a prova ocorre em 16 de junho, às 13h30.

SOBRE O CURSO
Dividido em três módulos o curso tem duração de um ano e meio. As aulas contemplam atividades teóricas e práticas para que o estudante possa pensar e desenvolver produtos agroindustriais. O aluno sai do curso como técnico de Agroindústria.
Ele é o profissional que planeja, monitora, e operacionaliza o processamento de alimentos na área de laticínios, carnes, beneficiamento de grãos, cereais, frutos e hortaliças. Auxilia e atua na elaboração, aplicação e avaliação de programas preventivos, de higienização e sanitização da produção agroindustrial.
Atua em sistemas para diminuição do impacto ambiental dos processos de produção agroindustrial. Implementa e gerencia sistemas de controle de qualidade e aplica técnicas mercadológicas competitivas, adequadas à distribuição e comercialização dos produtos. Acompanha o programa de manutenção de equipamentos na agroindústria.

MERCADO DE TRABALHO
Indústrias de alimentos, bebidas e cereais, redes de comercialização de alimentos, agroindústria, laboratórios de controle de qualidade, instituições de pesquisa e de iniciação científica.

A Etec Piedade está localizada na Rua Bento Xavier de Oliveira, 50, Bairro Paulas e Mendes.
Informações: (15) 3244-1367 ou 3244-4570.

domingo, 17 de março de 2019

Acompanhe a edição 37 do jornal PANORAMA (MAR-2019)



Chega nesta quarta-feira a edição número 37, de março de 2019, mas você já pode conferir aqui a edição completa em PDF e as matérias publicadas.

Boa leitura.










Cratera invade SP-79


Por volta do quilômetro 155 da rodovia SP-79, a pista está sendo corroída por um grande e perigoso desbarrancamento do lado direito para quem está descendo a serra.

O local já sofreu danos anos atrás sendo construída uma barreira de concreto que cerca um precipício com mais de 20 metros.

A atual cratera começou a surgir no início de fevereiro, mas até o momento apenas o cercamento do local e sinalização foram colocados e não há previsão para que obras se iniciem.



Chuvas castigam Tapiraí, causam desbarrancamentos e prejudicam vias públicas com buracos e enchentes

As águas de março chegaram, chegando, para fechar o verão em Tapiraí e Região. Com as mais fortes e constantes chuvas do ano até agora, muitos desbarrancamentos atingiram vias do município e estradas vicinais, como a que dá acesso a Pilar do Sul, que precisou ficar parcialmente interditada por alguns dias, e a rodovia SP 79, que desde o início de fevereiro vem sendo invadida por uma grande cratera que avança sobre a pista.




As fortes chuvas alagaram o córrego do Quaresmal, invadindo casas e comércios e danificando a pista de acesso a estrada vicinal Egídio de Goes Vieira, que liga Tapiraí a Pilar do Sul. A mesma precisou ser parcialmente interditada por alguns dias para a reconstrução dos dutos fluviais e da própria pista.




No centro de Tapiraí a chuva também alagou córregos e danificou diversas vias públicas, inclusive a da Prefeitura Municipal que sem asfálto e margeando um córrego, encontra-se com vários buracos e poças de água e lama. Também várias obras estão paralizadas a meses, o que causa ainda mais transtornos para a população que reclama uma ineficaz limpeza dos córregos e cursos d´água.

O fechamento da Ford e o êxodo de Tapiraí

Trabalhadores protestam após anúncio de paralização das
atividades da Ford de São Bernardo do Campo, no ABC
O encerramento das atividades da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, anunciado pela montadora no último dia 19 de fevereiro o que causou grande alvoroço e preocupação com o impacto que a saída da empresa americana causará na economia daquela região, gerando protestos de trabalhadores e sindicatos, além da mobilização de governantes das esferas federal, estadual e municipal.

Com 52 anos de atividades a planta de SBC deve ser fechada até o fim de 2019 e com isso mais de 4.500 empregos diretos e indiretos serão extintos, além das mais de 24.000 vagas de fornecedores que serão atingidas. Nas contas do prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando (PSDB), deixarão de ser injetados anualmente na cidade cerca de R$ 1,4 bilhão. “Haverá uma desaceleração enorme da economia local”. (Fonte: VEJA).

A Ford vem perdendo espaço para concorrentes europeus e orientais que se instalam em praças com maiores estímulos e incentivos fiscais, como as do interior de São Paulo e Norte do País. Apenas na América do Sul a montadora registrou um prejuízo de US$ 678 milhões em 2018 e justifica que enxugar a operação é a única saída para tentar sair do vermelho. 

PARCERIA GOVERNAMENTAL
Buscando reverter ou minimizar os impactos econômicos da decisão da Ford, o secretário da Fazenda de São Paulo e ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (PMDB) e o governador João Doria (PSDB), além de sindicatos da categoria, vêm realizando reuniões com representantes da montadora para propor saídas alternativas para a crise. Uma das ideias apresentadas é conceder incentivos fiscais para que as fábricas da montadora que ficam em território paulista continuem a operar.

O ÊXODO DE TAPIRAÍ
Mas o que isso tem a ver com Tapiraí? Talvez espelhe um processo que nosso Município vem passando nos últimos vinte e poucos anos. Desde os anos 90 a cidade vem encolhendo, trabalhadores e estudantes deixam Tapiraí em busca de melhores condições de vida e oportunidades nas cidades da região como Piedade, Pilar do Sul e Sorocaba que, ao contrário de nós, vivem um crescimento econômico visível.

Segundo o IBGE, Tapiraí conta uma população estimada em pouco mais de 7.000 habitantes (dados de 2018). Lembro que em 1994, quando cheguei aqui pela primeira vez, esse número ultrapassava os 11 mil. Mas o que provoca este êxodo? É a falta de incentivo e estímulos à produção, geração de renda e trabalho, e uma agenda de atividades culturais e de entretenimento de qualidade para nossos jovens.

Hoje a economia do Município e os pequenos comércios locais se mantêm graças à demanda de lavadores de legumes no distrito do Rio Turvo, uma tímida agricultura e às famílias dos mais de 150 trabalhadores da Supply Service, na Zona Industrial de Tapiraí que, há mais de 25 anos, é uma das maiores empregadoras do Município. O turismo, segmento em que Tapiraí se destaca por suas riquezas ambientais (e por ser o portal de entrada ao Vale do Ribeira), ainda é pouco explorado, tendo pouco impacto na economia de Tapiraí.

A Supply Service, única indústria de grande porte em Tapiraí, é a maior empregadora da Município mantendo hoje mais de 150 funcionários díretos, sendo importante agente para a economia local
Fazendo uma analise rápida, isso resulta da pouca vontade política de nossos governantes e representantes – um Executivo descomprometido com o desenvolvimento e prosperidade de seu povo e um Legislativo inoperante e inexpressivo em questões de maior relevância.

Em linhas gerais, enquanto observamos a mobilização de importantes agentes de estado como o governador e o secretário da Fazenda de São Paulo para manter as atividades da Ford em São Bernardo do Campo, que conta com 833.240 habitantes (IBGE 2018) e tem o 16.º maior PIB entre as cidades brasileiras, em Tapiraí os estímulos que atrairiam interesses de investidores e empresas a se manterem e instalarem no município são inexistentes e as condições urbanas e de serviços públicos prestados extremamente precárias.

Nossas estradas e meios de acesso são ruins, com muitos buracos e desbarrancamentos causados pela chuva e falta de manutenção, especialmente no trecho de serra de Tapiraí até a divisa com Juquiá. Também o tráfego de veículos articulados é proibido desde o quilômetro 155 da SP-79 (Tapiraí) até a BR 116 (Juquiá), o que limita o transporte de cargas e bens pela região, principal acesso entre o interior de São Paulo e o Vale do Ribeira, Litoral Sul de São Paulo e estados do Sul do País.

Além disso, o acesso à internet e sinal de celular são bastante ruins em toda a cidade e inexistentes nas áreas rurais e trechos de serra, o que em caso de acidentes (o que é comum) dificulta o pedido de socorro aos usuários do sistema.

Também o clima de Tapiraí, que nos é abençoado por sua abundância de água e diversidade natural, acaba sendo um empecilho para a manutenção e instalação de novas indústrias no Município. A chuva e garoa constante durante grande parte do ano, a atmosfera corrosiva e úmida e os fungos naturais da mata atlântica enferrujam e danificam máquinas e equipamentos, além dos raios que trazem prejuízos e danos elétricos, tanto públicos como de empresas da região,

Outra dificuldade encontrada por empresários de Tapiraí, seja nos segmentos da Indústria, Comércio ou Serviços, é a de se encontrar mão de obra qualificada, considerando que os mais jovens e capacitados acabam procurando trabalho e estudos em outras cidades.

Tudo isso impõe custos operacionais para a geração de trabalho e produção superiores às encontradas em outras cidades e regiões, o que enfraquece nossa economia e provoca o triste êxodo de Tapiraí.

Mas a solução a isso, também depende de cada um de nós, munícipes, pequenos ou grandes empresários que bravamente vivem, trabalham e empreendem em Tapiraí. Nossa união e relações sadias são essenciais para nosso crescimento, sendo importante a valorização do comércio local. E a observância e cobrança de ações dos nossos representantes eleitos, assim como a melhor escolha na hora do voto, são primordiais.

Esperamos assim que nosso prefeito, vice e vereadores eleitos para nos representar, cumpram seus deveres e cuidem de manter os que temos.

Alessandro Furlan
Jornalista

Registro é a Capital do Vale do Ribeira e maior colônia japonesa do Brasil


Há apenas 190 km da capital paulista e 170 de Sorocaba, o município de Registro é o mais populoso do Vale do Ribeira e importante polo comercial e de passagem para quem segue às cidades do Litoral Sul de São Paulo e estados do Sul do Brasil, o que lhe justifica o título de “Capital do Vale do Ribeira”.

Localizado na Rodovia Regis Bittencourt (BR 116), o município de Registro ocupa um território de 722 Km² e faz limites com os municípios de Juquiá, Jacupiranga, Pariquera-Açu, Iguape, Eldorado e Sete Barras dando acesso às cidades litorâneas de Iguape, Ilha Comprida, Cananeia e diversos parques de conservação Ambiental, como o da Jureia-Itatins (por Iguape), Ilha do Cardoso (por Cananeia) e Lagamar, além de ser passagem para quem segue aos Estados do Sul do País.

Uma breve história
Em seus primórdios, ainda no século XVII, Registro era um pequeno povoado às margens do Rio Ribeira de Iguape e recebeu este nome por ser o Porto de Registro do ouro explorado no Alto Ribeira. Um agente de Portugal era encarregado de cobrar o dízimo destinado à Coroa Portuguesa, antes que o ouro fosse levado à Iguape para ser fundido e vendido.

Com o crescimento do povoado, em 1934 passou a ser conhecido como Distrito de Paz de Registro e, em 1945, oficialmente tornou-se município de Registro.

A COLÔNIA JAPONESA
Marco da Colonização Japonesa, foi em Registro onde se formou a primeira grande colônia nipônica do Brasil.

No Município encontram-se bens culturais da imigração japonesa preservados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como a sede da Kaigai Kogyo Kabushiki Kaisha (KKKK); antigas fábricas de chá e residências de primeiros colonos; e as primeiras mudas de chá da variedade Assam.

Em vários pontos da cidade encontram-se esculturas do artista plástico Yutaka Toyota confeccionadas com material das antigas fábricas de chá e do engenho de beneficiamento de arroz.

Revisão biométrica obrigatória tem novo horário de atendimento

O Cartório Eleitoral da 089ª ZE, que atende as cidades de Piedade, Pilar do Sul e Tapiraí está atendendo para revisão biométrica das 9 às 19 horas, na sede do cartório, à Rua Dr. Campos Sales, 66, casa 2, Centro de Piedade.

O cadastro da BIOMETRIA é obrigatório. Não deixe seu título ser cancelado. A pessoa que tiver o título cancelado ficará impedida de praticar certos atos da vida civil, como obter passaporte, carteira de identidade e CPF, matricular-se em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, tomar posse em concurso público, participar de concorrência pública e obter empréstimo em bancos oficiais.

Não deixe para última hora para fazer a sua revisão biométrica. Em Tapiraí o agendamento pode ser feito no Paço Municipal, na rua Augusto Moritz, 305, Centro. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (15) 3277- 4800 ou no site www.tre-sp.jus.br.

Não sofra desnecessariamente nas filas que costumeiramente se formam no final do prazo da revisão que ocorrerá em 19 de dezembro.

Após 22 anos Ralip Transportes deixa linhas da Região


A Ralip, que há 16 anos realiza o transporte urbano e de estudantes do ensino Fundamental em Tapiraí e Pilar do Sul (onde atuava há 22 anos) deixou de atender a região no mês de fevereiro. A empresa do grupo Benfica, com sede em Barueri-SP, foi vendida para a empresa Santa Fé Transportes (Mauá-SP). O valor da venda não fora revelado.

Com isso a Santa Fé assume uma frota de trinta e cinco ônibus nos dois municípios, sendo que o contrato em Pilar expira em 3 anos e em Tapiraí o contrato termina no final do ano.

Prefeitura de Piedade realiza tratamento e recuperação das Cerejeiras da Marginal


A Prefeitura de Piedade, por meio da Diretoria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, realiza trabalhos de tratamento e recuperação das Cerejeiras localizadas às margens das Avenidas Raimundo Nonato Leite e Antônio Correa da Silva. De acordo com o Engenheiro Agrônomo da Diretoria de Agricultura, Alberto Shimoda, os serviços incluem plantio de mudas de cerejeiras, preparo do solo, irrigação, condução de galhos, pulverização e eliminação de pragas. As operações tiveram início em julho de 2018 e receberão serviços de recuperação constantemente.


O Agrônomo explica que a remoção de parasitas da espécie bromélia e aplicação de adubo foliar são realizadas em árvores danificadas e comprometidas. Os galhos estão sendo conduzidos para que a passagem e o trânsito nas marginais não sejam prejudicados, visto que as copas das árvores têm em média sete metros de diâmetro.


Além das Cerejeiras que já existiam nas avenidas, cerca de 100 novas foram plantadas, sendo 50 da espécie Himalaia e 50 Okinawa. Cada planta leva aproximadamente de três a seis meses para germinar e até quatro anos para sua formação plena.

Prefeito Tadeu e Junior JK visitam nova sala de aula da ETEC


Instalação atende curso de Meio Ambiente

O prefeito José Tadeu de Resende (PSDB) e o vice-prefeito Júnior JK (DEM) estiveram na manhã do dia 26 de fevereiro na ETEC Piedade para conhecer a nova sala de aula construída para atender a segunda série do Curso Técnico de Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio. A construção deste novo espaço foi realizada com recursos da Diretoria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e atende pedido da instituição.

“Este é o primeiro ano que a ETEC possui as três turmas completas dos cursos técnicos da modalidade integrada. Devido ao aumento do número de alunos, houve a necessidade de solicitar a construção de uma nova classe”, explica o diretor da ETEC Piedade, Reginaldo Marcos Martins. “Agradecemos o prefeito, vice-prefeito e o diretor de Agricultura Elton dos Santos pela importante parceria com a nossa escola’”, destaca.

O novo espaço comporta 40 alunos, onde 35 já recebem aulas periódicas em tempo integral. Nesta modalidade, a ETEC também atende os cursos de Administração e Alimentos. No técnico modular, ministra cursos de Cozinha, Comércio e Administração, além de uma classe descentralizada do município de Pilar do Sul com curso de Técnico de Administração.

ETEC Piedade completa 10 anos

No dia 26 de fevereiro, a Escola Técnica de Piedade – ETEC completou 10 anos de criação e atuação em Piedade e região. Toda a comunidade festejou essa data especial, que no decorrer constituíram a escola como uma referência de ensino profissional, técnico e científico.

Mais de 1400 estudantes do ensino médio e cursos técnicos foram formados durante esta trajetória de uma década e cerca de 500 fazem uso diretamente dos serviços educacionais em diversos cursos e modalidades oferecidos na unidade. A ETEC de Piedade se baseia em segmentos de grande relevância no cenário regional, formando profissionais na área de Alimentos, Gestão, Gastronomia, Informática, Meio Ambiente e Turismo. Atualmente é composta por aproximadamente 40 professores e 20 servidores administrativos e de apoio. A Escola Técnica está inserida em atividades comunitárias, sociais e de profissionalização, promovidas em parcerias com o setor público e privado.

Vinculada ao Centro Paula Souza, a ETEC comemora sua primeira década, com muito entusiasmo, alegria e dedicação. Buscando sempre o desenvolvimento de um ensino público de qualidade. Esta comemoração também se estabelece em agradecimentos aos profissionais da educação, representantes do poder público, colegiados, empresas parceiras, famílias e estudantes que tornaram possível esta bela história.

Com estas definições, a ETEC se alegra em comemorar o 10º aniversário. E que os anos vindouros sejam de sucesso, tanto quanto os anteriores.
Parabéns, Etec de Piedade!