Em seguida o Sumo Pontífice fez uso da palavra afirmando se sentir honrado e muito emocionado por consagrar a imagem sangrada (Gohonzon) da Torre do Darma do Santuário Ecológico. “Quero compartilhar a minha grande alegria em desfrutarmos este momento com todos que enfrentaram longas distâncias para poderem estar aqui comigo. A celebração de hoje é o evento principal desta minha visita ao Brasil”, discursou.
As palavras de Nichikai Yamauchi foram traduzidas ao público presente pelo 15º Arcebispo do Brasil, monge Nitiyuu Correia que, visivelmente emocionado, afirmou estar realizando um sonho. “Não existem palavras suficientes para demonstrar minha gratidão a sua Santidade Yamauchi Nichikai Shounin, ao prefeito Araldo Todesco de Tapiraí, ao prefeito Matsui Kazumi de Hiroshima e ao presidente da Associação Mundial do Sino da Paz, Kimitaka Kurihara, bem como a todas as cidades, parlamentares e cidadãos que nos apoiaram e que ainda nos apoiarão. Graças a essas maravilhosas bênçãos podemos nos orgulhar de dizer que agora o Budismo Primordial possui uma imensa área para cultivar o humanismo, a paz, o equilíbrio físico e espiritual, realizar retiros, eventos, preservar a natureza e servir todas as comunidades”, destacou.
O evento cerimonial contou também com a presença de vereadores de Tapiraí, do presidente da HBS do Brasil, Sérgio Likio Uematsu, do presidente do Santuário Ecológicos Amigos da Mata Atlântica Elcio Katagui, fiéis e turistas.
A Torre de Darma e o Sino da Paz - A Torre do Darma, que abriga o Sino da Paz, possui 20 metros de altura. Na parte interior está instalado o Sino e, na parte superior, ostentado o Gohonzon (imagem sagrada). Já o Sino da Paz possui dois metros de altura e pesa aproximadamente uma tonelada. Na parte superior do sino encontra-se o dragão com dupla face, que é o protetor e o guerreiro da paz. Na cinta inferior consta a mensagem “Sino da Paz” em português e, na parte de trás, em japonês. Já na parte quadrada, que é denominada de “espaço da lagoa”, está talhada a mensagem “Iluminação para todos”. Na parte superior existem 108 bolinhas, que servem para ecoar melhor o som, mas também representam as imperfeições humanas.
Em junho de 2015 o Sino da Paz recebeu dois lingotes fundidos com liga de cobre com medalhas e moedas de 106 países do mundo, símbolo este que representa a união pelo mesmo sentimento que denuncia a tristeza da guerra e a necessidade de extinguir as armas nucleares pela nobreza da paz. Estes lingotes foram fixados no tronco batedor do Sino, a pedido do presidente da Associação do Sino da Paz Mundial Kimitaka Kurihara, que enviou a carta ao prefeito de Hiroshima. “Rogo que os entalhes destes lingotes façam parte do tronco batedor do Sino da Paz e que essa prece pela paz mundial, além dos princípios de credo, raça e política, se transforme no grande ecoar do sino, solene e límpido, manifestando para todo o sempre o espírito de paz”, relatou na carta. E assim o foi feito.
Caminhada pela Paz - No próximo dia 5 de agosto haverá a Caminhada pela Paz, saindo às 18h30 da Praça Central de Tapiraí rumo ao Santuário Ecológico do Budismo Primordial. Será 6 km de percurso que culminará no toque do Sino da Paz às 20h15 (8h15 do dia 6 de agosto, no Japão), horário exato em que a bomba atômica foi lançada em Hiroshima. “Esse ecoar do Sino da Paz trará uma reflexão em cada ser, fazendo-o orar e se esforçar, diariamente, para resgatar e manter sua maior dignidade promovendo a paz, a fé no Darma Sagrado e a iluminação de todos os seres”, finalizou o Monge Correia.
Acompanhe algumas fotos das cerimônia
Nenhum comentário:
Postar um comentário