terça-feira, 21 de julho de 2015

Prefeito Todesco fala ao Tapiraí Hoje

O Tapiraí Hoje foi recebido pelo prefeito de Tapiraí, Sr. Araldo Todesco, na tarde desta segunda-feira (20/07) em seu gabinete.
Durante a entrevista que durou cerca de uma hora, Todesco fez uma avaliação de seu governo nestes dois anos e meio de mandato e falou sobre Saúde, Segurança, Obras Públicas, Educação, reeleição e sobre a Festa do Gengibre.

Confira aqui a entrevista completa


BALANÇO DO GOVERNO
Eu me sinto totalmente satisfeito pelas conquistas e pelo tanto que avançamos nestes dois anos e meio de mandato e agradeço pelo comprometimento de toda nossa equipe e todas as pessoas que contribuíram, em todos os cenários, para a realização de um trabalho excelente. Já dizia aquele ditado “Quem sonha sozinho é sonho, quem sonha em conjunto é realidade, acontece”. Porque são fatos, são somas, para realizar este sonho.

Conquistamos convênios tanto em nível Estadual, como em nível Federal, que já foram realizados e que serão ainda iniciados neste ano, e outros ainda que vão ser iniciados no ano que vem, mostrando que este governo está sempre atento à necessidade econômica do Município, do desenvolvimento e do bem estar social, o que é o mais importante.

Estamos desenvolvendo projetos em todas as áreas e não medimos esforços. A gente não se ausentou da busca por soluções ao Município, e como o povo pode perceber, estamos em uma situação bem favorável. Programas estão acontecendo, convênios conquistados já estão sendo efetivamente utilizados. E entregamos não só a obra pronta, não só o prédio, mas fazemos o espaço funcionar, foram colocados projetos para funcionar, que é o importante para o povo. É implementar aquilo que tem que ser implementado em cada bem público.

E eu agradeço todo um conjunto de pessoas. Muitas vezes, muitos que estão no poder, acham que ele é o mandatário, que é ele que resolve tudo. Pelo contrário, eu tenho a sorte em realmente contar com a colaboração das melhores pessoas para que nosso plano de governo seja bem realizado na sua totalidade. Pessoas boas, pessoas responsáveis que buscam, compromissadas, por estas conquistas.

E é importante deixar bem claro, que estamos vivendo em um momento crítico e difícil deste País. Eu não estou governando num período de bonança, num período de receitas fartas. Pelo contrário. Estou governando desde 2013 com quedas sucessivas de receitas oriundas da situação econômica do Brasil, oriundas dos governos Estadual e Federal, questão econômica externa ao Município. É o País que passa por uma grave crise. Crise esta que afeta o Estado e que afeta o Município. E um Município pequeno muito mais ainda. E é só olhar os municípios vizinhos e ver que muitos não conseguiram realizar nada nestes dois anos e meio e nós realizamos muito.

E não sou eu que está realizando o que o município precisa. São vocês que estão ajudando a realizar o sonho que é seu, que é nosso e que é meu também. Então nós estamos somando nossos sonhos para realmente conseguirmos um Município melhor. E isso não se faz em torno de uma pessoa, se faz com um conjunto de pessoas que sonham juntos. E isso sim se torna realidade.


FESTA DO GENGIBRE
A Festa do Gengibre vai ser realizada com o apoio dos produtores rurais do Município e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, que eu consegui convencendo-os da importância da festa para desenvolvimento econômico do Município, até pela circunstancia real que o município vive. Que o gengibre hoje tem bons preços. Antes da festa de 2013 não existia esta realidade. Os produtores estavam em dificuldade financeira, o gengibre não tinha preço e havia anos e anos que não tinha Festa.

Só que isso eles reconheceram agora. Porque nos anos de 2013 e de 2014, muitos não estavam entendo a importância da Festa. Mas hoje a Festa também vai ser realizada graças ao apoio dos produtores. Eles entenderam a importância da Festa. No momento em que eu falei que haveria poucas possibilidades de fazer a Festa, pela crise que está se agravando no País, eles falaram “Não! Vamos fazer a Festa”.

E isso é bom. Porque hoje eles arregaçaram as mangas, estão atrás de patrocínio, vão ajudar no patrocínio. Senão ela não seria possível. A Secretaria de Desenvolvimento vai nos ajudar com a infraestrutura e os produtores como parceiros para a gente ter condições de ter também uma festa atrativa para a região com shows musicais.


COMUNICAÇÃO E MÍDIA
Não é a Festa do Gengibre que promove o preço do produto, É a mídia que vem junto com a Festa. A mídia tanto pode ser benéfica como não. Mas quando ela fala bem de um produto o preço sobe. E o propósito da festa é falar bem do produto de Tapiraí.

Desde a Festa de 2013 tivemos a presença da Band, divulgando pelo programa Terra Viva, tivemos a presença da Record, da TV TEM, falando do frango com gengibre. Fora a mídia regional, como Jornal Cruzeiro do Sul, que sempre deu bom espaço para divulgação não só da festa, mas do produto em si. É esse que vai dar rentabilidade para o produtor, porque o preço de mercado, sem sombra de dúvida, sobe com a divulgação. Por isso que a mídia é forte. Por isso que todo mundo investe em propaganda. Tudo que põe na mídia vende. Nós temos que vender mesmo a imagem, não só do Município, mas daquilo que ele produz. Ele produz gengibre, ele é importante na cadeia produtiva do Município? Na Economia do Município, é! E é o que mais emprega. Na agricultura familiar, todos nossos produtores plantam gengibre, e a gente percebe isso. E é fácil. O senhor, como repórter, pode entrevistar os produtores se eles estão satisfeitos, neste período de 2013 até a presente data, com o valor do gengibre.

Agradeço a nossa secretária de comunicação, Andreia Taddei. Agradeço também a você, nosso jornalista, que também divulga este Município aqui na nossa Região. Porque se não for o trabalho de vocês não vamos alcançar aquilo que almejamos, que é um Município forte economicamente no Turismo. E isso se consegue com árduo trabalho e este árduo trabalho começa pela imprensa, começa com o seu trabalho, com o trabalho da Andreia, com o trabalho de todos os jornalistas e todos os meios de comunicação. Eu vejo e fico feliz que, desde 2013 até hoje, o quanto foi veiculado sobre Tapiraí na imprensa local, estadual e mesmo em nível de Brasil. Significa que Tapiraí está no caminho certo. O Turismo é a redenção econômica futura, não é a atual. Ainda temos que caminhar muito. Estamos tomando os primeiros degraus para alcançar este objetivo, mas é um degrau importante. Que é realmente levar o nome de Tapiraí para todos os cantos.

REELEIÇÃO
A reeleição é uma consequência dos nossos atos. Então, é uma resposta que eu não tenho de prontidão. Mas eu sei que quem vai dar esta resposta para mim são vocês, no futuro. São vocês que têm que dizer o caminho que Tapiraí precisa tomar. Se realmente a minha presença, ou não, se faz necessária. A reeleição só tem sentido se vocês acharem isso. Ela, por si só, não tem sentido para mim. Eu nunca fui amante do poder, não.

VOCÊ TEVE FRUSTRAÇÕES EM SEU GOVERNO?
Não! Categoricamente. Se deixar o poder hoje, sou um homem feliz. Tapiraí não é só a questão estrutural. Quando eu sentei nesta cadeira, eu olhava aquela praça, cheia de jovens, ali. A droga sendo consumida na praça. Uma praça triste, uma praça que ninguém vivia. E eu via isso com grande tristeza. Porque a praça tem um simbolismo importante para um município pequeno. Ela é o coração do município. Ela representa para um município pequeno tudo o que acontece na cidade, onde as pessoas se encontram, conversam. É o relacionamento humano.

Mas eu já tinha este planejamento. Eu comecei pela praça porque tem um simbolismo muito forte. É ali que eu tinha que tentar trazer as pessoas para se reunirem. Em vez de ser o abandono do vício e da droga eu queria ela ser um ambiente fértil para que ali se proliferasse e nascesse realmente uma sociedade mais humanitária mais unida e muito mais focada em seus interesses. Junto com o jovem, a criança e o idoso. Mandei liberar o sinal de wifi para que a turma pudesse usar ali, com a maior liberdade.

E eu fui muito criticado. Porque a turma falava que o prefeito só pensava na Praça. Realmente, acertaram. Porque a praça é o primeiro passo. Não se constrói uma sociedade melhor se você não dá para esta sociedade aquilo que ela realmente precisa, que é o crescimento humano, o crescimento da pessoa humana. Não adiante eu construir prédio, calçada, pavimentar. O que está sendo feito, mas isso não tem importância se a sociedade não tiver um crescimento humano. A cidade são pessoas não são prédios. Quando você vai num lugar, você gosta ou não gosta daquele lugar dependendo das pessoas que você encontra naquele local.

Pode ser uma casa de pau a pique. Mas você pode amar quem está lá dentro. Pode ser um palacete, mas você odiar quem está lá dentro. Muitas vezes as pessoas pensam muito no que é fútil, no que é aparência, mas esquecem que quem realmente é uma cidade, quem realmente constitui uma cidade é o seu povo. Se não tiver investimento nesta área, realmente não conseguiremos, de maneira alguma, melhorar esta cidade. Por mais que você asfalte, por mais que faça prédios novos, por mais que você ache que está fazendo certo. Mas não esta. É mais importante realmente investir na formação humana, melhorar estas condições, para que as pessoas se entendam, se conversem. Que elas vistam a camisa daquele município, que se engajem nos projetos do município. Porque se eu sentar aqui, qualquer um que venha sentar no futuro, e pensar que sozinho vai resolver os problemas do município, está muito enganado.

E investimentos foram muitos. Mas este foi o maior. Este que me sagrou como satisfeito. Não importa mais se vai ter reeleição se não vai ter, se eu vou estar aqui de novo. Mas neste mandato eu saio com uma missão cumprida. Me sinto satisfeito por ver uma sociedade forte, uma sociedade que hoje ela já discute seus problemas, já senta junto com as pessoas e realmente quer que as coisas aconteçam de bem neste município.

SAÚDE
A Saúde sempre foi um problema sério porque envolvem as três esferas do poder, Municipal, Estadual e Federal. Mas estou feliz, pois nestes dois anos e meio, com as minhas atitudes e as atitudes do Governo de Estado, a Saúde melhorou muito com os AMEs, diminuindo em muito o tempo de espera, além da melhor qualidade do atendimento. Percebemos que a Saúde melhorou muito não só no Município, mas em todo Estado de São Paulo. E isso me alegra. Por que não podemos ver a Saúde só em nível municipal. Você depende do Estado porque as operações, os tratamentos, as especialidades, estão na mão do Estado, não esta nas mãos do município. A responsabilidade do município é apenas para a Saúde básica. E neste aspecto estamos fazendo um trabalho excelente, visto que nós não tínhamos medico da família há quatro anos. Esta administração conseguiu ter dois Médicos de Família e duas equipes. Cada equipe com duas enfermeiras padrão, mais duas auxiliares, além dos agentes comunitários, que representam um trabalho muito importante. É a ligação do povo com o sistema. É quem vai até a casa de cada um.

E isso é muito importante, pois tem pessoas que não dão valor para o medico da família. Mas a saúde preventiva é a que realmente tem grandes resultados. Pois quando você previne a doença pode ter um custo inicial mais alto, mas em longo prazo, para o sistema de saúde, que ai envolve o Estado, sai bem mais em conta. Estamos também implantando uma UBS que foi terminada e mobiliada e que já esta funcionando e outra UBS nova que vai ser a sede.

Quando entrei neste Município havia somente um medico pediatra. E eu aprendi que quem só tem um, não tem nenhum. Por que se ele adoece, médico também adoece, quando percebi que nossa pediatra adoeceu eu tive que correr atrás e percebi que a pediatria é a especialidade mais difícil de encontrar médicos. E hoje contamos com duas pediatras. E com estes fatores temos um resultado positivo, com a mortalidade infantil em zero. Então a gente vê que o trabalho está sendo bem acompanhado, desde as mulheres durante a gravidez e com os recém-nascidos.

Tem muita gente contente, tem gente que pode não estar contente, mas no contexto geral, do que antes acontecia e no que acontece hoje, a gente avançou 90%. O que precisamos é avançar mais. É uma busca incessante. Acho que a Saúde é um setor que você nunca pode deixar de ter um olhar especial para ele, pois é um setor muito delicado para a sociedade.

EDUCACAO E CULTURA
A gente vem fazendo um trabalho bonito com o Domingo na Praça com atividades culturais, abrindo espaço para atividades culturais, buscando cada vez mais parceiros para esta atividade. O importante é que a gente avançou bastante. E isso é importante também no aspecto econômico, pois envolve o turismo, mas a atividade cultural é mais importante para a formação humana da sociedade do que a questão festiva.

Atividade cultural é realmente o projeto desta administração. É a formação humana. Trazer atividades culturais para a formação humana. É uma questão que tem que sempre estar trabalhando.

TURISMO
Temos vários fatores positivos no Turismo, como um COMTUR atuante. São pessoas engajadas, precisamos realmente fazer que mais pessoas participem do Conselho, pois às vezes esmorecem, uns continuam, outros acabam desistindo, pois é uma luta constante.

O problema é que muitas vezes a pessoa que faz parte do COMTUR acha que as soluções são rápidas. E têm pessoas que se, não vê resultados imediatos, se sente frustrada e acaba achando que não vai chegar a lugar nenhum. Mas pelo contrario há um prazo mesmo. Só que se a gente não fizer nada, é ai que não acontece nunca mesmo, o que é o pior da situação. Não é porque vai demorar que a gente vai desistir. O Turismo é um investimento para longo prazo. E está acontecendo até de uma forma até mais acelerada.

Temos hoje como parceiros de Votorantim como o Legado das Águas que vai abrir suas portas para o Turismo, temos o santuário ecológico que vai trazer um resultado positivo. Temos nossos atrativos bem cuidados. E isso temos que agradecer ao Thiago, por sua mão de obra e empenho deste rapaz que é um funcionário público, mas tem muita dedicação, muito carinho. Se hoje o pessoal vai numa cachoeira, numa trilha, tem que agradecer ao Thiago. Por isso que eu falo as coisas acontecem porque cada um percebe a sua importância. E ele é mais importante que qualquer um nesta questão, porque ele faz com carinho.

Também criamos a Casa do Artesão onde reúnem estas pessoas que muitas vezes fizeram vários cursos, mas nunca tiveram oportunidade de ver o resultado de seu trabalho. É um excelente espaço para venda de seus produtos contribuindo com a renda familiar.

OBRAS
Terminei todas as obras pendentes do governo passado que já vêm de um período de oito anos, todos os bens públicos receberam reformas. Buscamos novos convênios para o Município nestes dois anos e meio, e conseguimos.

E nem precisa enunciar, porque todos veem, é escola, é creche, é asfaltando, pavimentando, canalização. Fizemos guia nas ruas que faltavam guias, tudo com convênio que a gente tem com o Estado. Temos também o velório, a casa do artesão, a antiga câmara, que será a Casa de Apoio ao Turista, que está em execução através do Ministério do Turismo e Secretaria de Turismo. Fora as reformas que estão sendo feitas nos prédios públicos, a quadra do turvo, a quadra daqui, todas pintadas, reformadas, arrumadas, sendo que no passado elas estavam com as portas fechadas.

Como exemplo o nosso Centro Cultural, não foi só reformado, oferecemos atividades como a banda marcial, a escola de dança. Não basta só arrumar o prédio, tem que oferecer atividade cultural para que a coisa aconteça. Também estamos adequando os prédios públicos ao AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) em todos os prédios públicos, em especial as escolas. Coisa que não tinha antes.

Vou ser bem sincero. O que foi feito em infraestrutura nestes dois anos e meio não perde para gestão nenhuma do passado. O que fizemos em dois anos e meio, a gente avançou muito mais do que muitos fizeram em seu mandato inteiro.

Então na parte de infraestrutura, tanto pavimentação, guia, canalização, construções novas, esta prefeitura não deve a nenhuma gestão anterior, pelo contrário, se fizer o balanço você vai perceber que fizemos muito mais que muitos do passado.

SEGURANÇA
A Segurança também depende muito do Estado. É competência do Estado. Estamos vendo vários furtos ocorrendo. Nós não contamos com um delegado efetivo, o que é ruim para o Município. Já mandei documento pedindo uma escrivã para o Município e, em primeiro momento, eles negaram, porque eles também têm falta de funcionário, pois depende de concurso publico. Mas eu vou continuar cobrando, pois mesmo sendo um problema do Estado, é uma necessidade do Município. Nós precisamos de um delegado efetivo, estamos cobrando desde o falecimento da delegada. E a promessa é que sempre vai vir, mas nunca vem.

COMÉRCIO E INDÚSTRIA
Tudo que a gente faz é focando para que tenhamos um espaço fértil para que as pessoas venham se instalar no Município. Mas temos que ser sincero para a população. A indústria, o investidor, não quer investir em lugar nenhum nesta crise que vivemos. Todo mundo se retraiu esperando que a coisa melhore. O empresário visa ganhar dinheiro. Não é a beleza que trás o investidor, beleza atrai turista. É logico que a gente perde para Sorocaba, perde para Piedade, para qualquer município que esteja perto dos grandes centros econômicos, das grandes vias rodoviárias. Mas não significa que alguém não encontre seu espaço aqui no município. E a gente não desistiu desta busca.

D E R
O DER é responsável pela SP-79, mas quem está fazendo o serviço somos nós, o Município. O DER está dando aporte à segurança da via para nossas maquinas trabalharem. São eles também que dão permissão para as obras, porque a pista é de responsabilidade deles, mesmo dentro de uma área urbana, que vai ate a Supply a gente tem que conversar com eles para fazerem a sinalização.

Tem vez que eu estou trabalhando lá, tem vez que não. Quando não estou é porque o DER está ocupado e não pode fazer a sinalização e, às vezes, que eles podem vir acaba chovendo e não dá para trabalhar. Então a gente faz o que pode. Também evitamos fazer obras na SP-79 nas sextas pelo aumento de movimento na via.

Mas o maior problema desta pista são seus 30 quilômetros ate o pé da serra. A gente não tem área de escape, não tem acostamento. O que posso fazer é dar condições que a população, pelo menos até a Supply, possa transitar com segurança.

Um comentário:

  1. O Político que deseja realment o Progresso em uma Cidade se moderniza e atualiza, principalmente na area da Educação - existem Universidades e Faculddades importantes com pontuação boa no Mec que oferecem Pólos junto as Prefeituras como a UCAM http://www.ucamprominas.com.br/ e as Faculdades FCE http://www.fce.edu.br/
    Se houver interesse é só me contactar 15 996648177

    ResponderExcluir