terça-feira, 28 de junho de 2016

Dia da Imigração Japonesa é celebrado em Tapiraí


Fotos: Tatiane Matsuda

Texto: Andreia Taddei - Comunicação PMT - Aconteceu no dia 24 de junho, na Câmara Municipal, a solenidade em comemoração ao Dia da Imigração Japonesa no Brasil. A celebração, que contou com uma belíssima abertura da Banda Marcial de Tapiraí, faz parte do calendário de Tapiraí desde 2007, quando a lei de nº 1632 foi criada. O dia exato da celebração, instituída em lei, ocorre em 18 de junho. Na ocasião, 41 representantes da colônia japonesa de Tapiraí receberam uma menção honrosa por parte dos poderes Legislativo e Executivo.

A senhora Maria Celia Hatsue Kunitake, de 71 anos, foi uma das homenageadas. “Me sinto muito feliz. Moro em Tapiraí há 69 anos e é a primeira vez que recebo uma homenagem”, disse ela. O senhor Kunio Matsuda também ganhou uma menção honrosa. Segundo ele, essa iniciativa não deve parar, pois é uma forma de marcar a história da cidade e das pessoas que nela vivem. “Eu moro em Tapiraí há 57 anos e daqui não saio. Estou muito feliz por receber uma homenagem tão importante, vocês se lembraram disso e para nós é uma grande alegria”, falou.

Presidente do Conselho Municipal de Cultura, Celio Bernardes Freitas Junior comentou que a solenidade é um passo inicial para o reconhecimento de toda contribuição cultural que a comunidade nipônica tem trazido para a cidade. “Nós precisamos preservar as questões culturais e considerações de respeito pelo próximo, pelo meio ambiente, entre outros, que os japoneses nos ensinaram”, falou.

Autoridades municipais também estavam presentes e fizeram uso da palavra, como o prefeito Araldo Todesco. “A colônia japonesa tem importante papel no desenvolvimento da nossa cidade e, principalmente, na agricultura. Aprendemos muito com eles e somos gratos pela sua chegada em Tapiraí”, disse.


O vice-presidente da Associação Cultural e Esportiva de Tapiraí (ACET), Jorge Kobaiashi, agradeceu em nome de todos pela homenagem. “Estamos muito felizes pelo reconhecimento”, finalizou.




Nenhum comentário:

Postar um comentário