quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Obra de restauração da antiga Câmara está abandonada

Valor total da obra de restauração do prédio histórico é de R$ 390.928,87, mas está parada e corre risco de invasão, depredação e deterioração do material investido por exposição ao sol e chuva.



Moradores de Tapiraí estão reclamando e pedindo uma apuração dos fatos quanto o evidente abandono observado nas obras de reforma do prédio da antiga Câmara Municipal de Tapiraí para implantação da Casa de Apoio ao Turista, localizado na Avenida Professor Natan Chaves, centro de Tapiraí.


Questionada sobre este fato, a reportagem do Tapiraí Hoje foi até o local e constatou que a obra está realmente parada e sem qualquer operário em atividade. Observamos também que o prédio está sem qualquer proteção, podendo sofrer invasões e depredação, além de não contar com telhado, expondo o madeiramento (novo e recentemente colocado) ao tempo, ao sol e chuva, o que pode comprometer em curto prazo de tempo o material ali investido.

Conversando com moradores vizinhos da obra, que visa à restauração de um prédio histórico de nosso Município (ali funcionava a primeira Câmara de Vereadores de Tapiraí), os mesmos afirmaram que realmente não vêm ninguém trabalhando no local a cerca de uma semana. Disseram também que observaram a obra andar bem e sem paralização até por volta do mês de maio, mas após este período a obra ficou parada por aproximadamente dois meses.

Os entrevistados, que preferiram não se identificar, afirmaram ainda estarem revoltados com o abandono do local e com o desrespeito com o dinheiro público ali investido, especialmente por ser o local um prédio histórico que, nas condições em que se encontra, acabará se deteriorando ainda mais.

A obra faz parte do Programa de Apoio a Projetos de Infraestrutura Turística, do Ministério do Turismo do Estado e Ministério do Turismo e teve início em fevereiro deste ano com prazo de término em outubro próximo. O valor total publicado para a obra é de R$ 390.928,87.

Procuramos a Prefeitura por esclarecimento sobre este caso e o Departamento de Comunicação oficial do Município nos informou que a obra do antigo prédio da Câmara e futura Casa de Apoio ao Turista não foi abandonada. Segundo nota da Prefeitura, a empreiteira responsável está aguardando receber o recurso por meio da Secretaria Estadual do Turismo.

O Departamento de Comunicação informou ainda que a Caixa Federal faz parte do convênio e já vistoriou a obra para que a verba seja creditada à empreiteira. Também esclareceu que o Município de Tapiraí não é o responsável pelo pagamento da empreiteira e já cobrou uma posição do Governo do Estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário